Para desenvolver esta atividade, siga os seguintes passos:1. Leia a introdução da p.80, os textos das páginas 148-152 e 164 a 168. 2. Reflita sobre as seguintes questões: a) Qual o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias?b) De que forma as interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet (e-mail, bate-papo, fórum, lista de discussão, blog, sites de relacionamentos - MSN, Orkut e outros), podem afetar e modificar as relações entre alunos e professores?c) Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares?d) De que maneira os conhecimentos contruídos até agora podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais e melhorar a sua prática pedagógica?3. Depois de refletir, elabore um texto, socializando com seus colegas, suas considerações pessoais. Para escrever seu relato, utilize o editor de texto BrOffice.org Writer. Salve seu texto na sua pasta, poste-o aqui e envie-o, como anexo, para o email do seu formador (lenynte3@gmail.com).IMPORTANTE: Não se esqueça de colocar seu nome nas atividades!!!
Abraços! Lenira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
ATIVIDADE II SEMANA – EDUCAÇÃO DIGITAL
Analisando que a aprendizagem ocorre partindo de um processo que formula-se e reformula-se conceitos, dando novos significados a conteúdos pré-existentes e que esse processo se dá quando o ser humano interage com meios que propiciem novos saberes nas mais diversas possibilidades com a natureza, a cultura – seja ela erudita ou popular, artes, ciências entre outras, isso também ocorre com o conhecimento em informática.
As dificuldades são naturais de um aprendiz. Descobertas/experiências vão suscitando paulatinamente, favorecendo um aprendizado eficiente, mediante a busca de conhecimentos na área de informática torna-se essencial, por ser necessário aplicá-la na prática educativa.
Para o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos professores e alunos é imprescindível lidar com o mundo informacional tecnológico, tendo contribuições extremamente significativas. Enquanto profissional da educação precisamos adequar as novas tecnologias de informação e comunicação para além fronteiras demonstrando que a educação pode tornar-se eficaz/eficiente utilizando instrumentos de informática.
Das ferramentas da internet os mais usuais são: e-mail, bate papo, sites de relacionamento (MSN), orkut. Porém, fóruns, lista de discussão, blogs e outros são menos comentados em meio aos profissionais em educação, pelo menos por enquanto. Notamos também, que aos poucos vão sendo difundidos conseqüentemente utilizados para comunicação e/ou informação.
Baseando-se nas relações professor/aluno percebemos que auxilia na interação, embora não puramente de conteúdos, mas de uma convivência virtual levando indiretamente a um convívio didático embora informal, salutar. Pois há o uso com objetivo de diversão, entretenimento, enfim de lazer.
Embora a informalidade ocorra, usa-se também tirar dúvidas, aperfeiçoar-se ou esclarecimentos quando trocamos determinadas informações pertinentes a conteúdos específicos por área do saber.
Fazendo-se referências dos meios comunicacionais e informacionais construímos uma educação promissora com uma práxis pedagógica mais atuante, treinando e capacitando em meio a tecnologia da informática, como citamos no decorrer do texto. A criação de blogs, sites, slides, entre outros traz benefícios diretos para a aprendizagem de alunos e professores, nisso conferimos em qualquer área do saber.
Eliana Nunes da Silva – NTE 03 – Jerônimo Rosado –Mossoró/RN
Tempo perdido
Renato Russo
Composição: Renato Russo
Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo:
Temos todo o tempo do mundo.
Todos os dias antes de dormir,
Lembro e esqueço como foi o dia:
"Sempre em frente,
Não temos tempo a perder".
Nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem
E selvagem
E selvagem
Veja o sol dessa manhã tão cinza:
A tempestade que chega é da cor dos teus
Olhos castanhos
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos distantes de tudo:
Temos nosso próprio tempo.
Não tenho medo do escuro,
Mas deixe as luzes acesas agora,
O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido, ninguem prometeu
Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens
tao jovens
Atividade – II semana
Atualmente, vivemos a era da informatização; não podemos negar nem omitir a valorosa contribuição que a tecnologia dar-nos como ferramenta de trabalho. Em todos os seguimentos de trabalho, na educação não é diferente, dispomos de múltiplos recursos tecnológicos para aplicarmos com nossos alunos, seja na sala de aula, no laboratório de informática da escola, em tarefas para casa, para a Lan House. Todas essas condições e inovações melhoram a prática pedagógica, à medida que haja interação na construção do conhecimento entre docente e discente.
As ferramentas tecnológicas abrangem uma área de intercomunicação, entre, alunos, professores, amigos e familiares distantes; todo esse arsenal de possibilidades de troca de informações e até mesmo de conhecimentos, acontece no bate-papo, blogs, e-mail, orkut e outros.
Tudo isto aproveitado de maneira correta gera aprendizagem.
Na atualidade, ficou mais fácil e ágil para professores e alunos fazerem pesquisas na internet a respeito de quaisquer temas a serem trabalhados em sala de aula, devido às facilidades provenientes do uso da internet. Mas, professores e alunos devem tomar cuidados quando forem buscar informações na rede mundial de comunicação, sobretudo, no que se refere à autoria dos textos pesquisados. Nos seus trabalhos, é importante citar as referências da pesquisa, tais como: autor, título, data e especificação do suporte. A grande gama de informação sobre um determinado tema que encontramos na internet tem levado algumas pessoas, até mesmo por falta de conhecimento, ao plágio, pois se apropriam dos textos dos outros sem fazer referências aos autores. Portanto, mesmo reconhecendo os benefícios dessa facilidade da informação rápida e atualizada 24 horas por dia, consideramos que a net tem pontos negativos, pois até mesmo os alunos universitários, muitas vezes, deixam de fazer uma pesquisa em bibliotecas públicas, onde teria contato com os livros cuidadosamente selecionados para o acervo, e partem logo para fazê-la na internet, pois querem facilidade e agilidade. Porém, nem todas as pessoas que postam textos na internet são realmente estudiosas no respectivo tema, chegando a dar informações equivocadas. Por isso, professores e alunos precisam analisar determinados conteúdos para que sua pesquisa não traga conteúdos colocados de forma errada em sites de busca de informações.
Marcone, Turma 11.
Atividade II Semana
O avanço tecnológico alcançado pela sociedade contemporânea, principalmente nos últimos vinte anos, é algo fantástico. A necessidade do ser humano de não só inteirar-se, mas, de inserir-se nesse contexto é inexorável. Em relação ao profissional da educação, então, o desafio está posto.
A utilização de e-mail, MSN, Orkut, Blog, Chat, tornou o planeta cada vez menor. Tudo, ou quase tudo sendo acompanhado em tempo onlyne. Na educação, requer do professor constante atualização, principalmente na área tecnológica, haja vista, os alunos, na maioria estão mais avançados do que muitos professores, nos conhecimentos da informática.
A nós, profissionais da educação, cabe a tarefa de nos apropriarmos desse conhecimento e da nossa experiência e trabalhar nosso aluno, ampliando juntos, a nossa visão da sociedade na qual estamos inseridos, preparando um mundo melhor.
José Bino
Atividade II
O professor nesse contexto das novas tecnologias está bastante atazado. Nós não sabemos usá-las. O nosso alunado está na nossa frente. Mas acredito que com o passar do tempo o mesmo vai apredendo, se capacitando e com isto inovando suas aulas, se não qualquer dia aluno é quem vai dá aula pelo professor.
A cada dia sentimos a necessidade desse conhecimento, ele está presente em nossa vida tanto pessoal como profissional.Pois atavés dele podemos encurtar distâncias, agilizar decisões, matar saudade, trocar informações, conhecimento, e muito, muito mais.
Por enquanto para mim ainda está sendo dificil, apesar de saber da importância deste aprendizado, mas um dia chegarei lá.
Marta
Atividade II
O educador exerce um papel importante na mediação das atividades realizadas no laboratório de informática e na
sala de aula durante a prática docente. Estas ferramentas conduzem o aluno a navegar pelo conhecimento forma ágil e interativa, face ao leque de informações que a internet e tv dispõem, as qauis facilitam o ensino aprendizagem quando usada de forma correta.
A interação do sujeito com as tecnologias no mundo atual, possibilita-o ampliar sua capacidade de comunicação. O uso dessas ferramentas de aprendizagem na escola ,não se trata de uma substituição, mas uma
alternativa viável onde alunos de classes menos favorecidas tenham acesso ao conhecimento e junto aos demais,possam construir conceitos e valores, tornando-se cidadãos críticos, participativos na sociedade onde vivem.
O educador exerce um papel importante na mediação das atividades realizadas no laboratório de informática
le-sala durante a prática docente. Estas ferramentas conduzem o aluno a navegar pelo conhecimento de te-
forma ágil e interativa, face ao leque de informações que a internet e tv dispõem, as qauis facilitam o ensino
aprendizagem quando usada de forma correta.
A interação do sujeito com as tecnologias no mundo atual, possibilita-o ampliar sua capacidade de comu-
nicação. O uso dessas ferramentas de aprendizagem na escola ,não se trata de uma substituição, mas uma
alternativa viável onde alunos de classes menos favorecidas tenham acesso ao conhecimento e junto aos de-
mais,possam construir conceitos e valores, tornando-se cidadãos críticos, participativos na sociedade onde
vivem.
Neuma M. de Oliveira..
Atividade II semana
O papel do educador nesse contexto das novas tecnologias é o de primeiramente ampliar seus conhecimentos no uso das ferramentas tecnológicas, já que estas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, atualmente a internet e a evolução tecnológica nos proporcionam novos espaços para o processo ensino-aprendizagem, assim é fundamental que estejamos bem preparados para desenvolvermos atividades presencias como também nos campos virtuais, fazendo com que o aluno relacione cada vez mais a teoria com a prática. As interações promovidas pela internet podem modificar as relações entre aluno e professor, pois o educando deixará de ver conteúdos limitados e poderá ter uma gama de autores em diversos sities de pesquisa, com a oportunidade de ampliar seus horizontes, favorecendo assim uma maior cumplicidade entre professor e aluno, acerca do conhecimento elaborado, permitindo ao professor provocar o aluno a selecionar o mais relevante de uma pesquisa, fazer com que ele desorganize os seus antigos conhecimentos, desinstale falsas convicções para que ocorra mudança de visão de mundo e assim apropriação do conhecimento, dessa forma um professor bem preparado irá favorecer um aprendizado de qualidade. Podemos aproveitar o e-mail para que os alunos e professores possam receber avisos de seminários, congressos, encontros, palestras, cursos, etc. Como também facilitará a comunicação com os amigos, parentes e familiares próximos ou distantes, já que a rotina agitada dificulta essa interação. Os conhecimentos construídos até agora, me favoreceu a uma profunda reflexão do quanto eu preciso aprender para poder repassar aos meus alunos um leque maior de conhecimentos acerca da utilização dos diversos instrumentos tecnológicos, para que possam se sentir seguros na busca do seu conhecimento e melhorar a minha prática pedagógica.
Joseneide Marina de Medeiros Silva
Atividade Lendo e produzindo textos com Br Office Write
Olá colegas!
Concordo com Moran quando diz que “os professores precisam aprender a pensar e a praticar comunicações midiatizadas como requisito para a formação da cidadania”, por que o cotidiano dos nossos alunos está permeado pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, é nosso papel possibilitar a inclusão das TICS nas nossas práticas pedagógicas, aproveitando seu potencial midiático e possibilitando a interação e a socialização dos conhecimentos produzidos alunos/professores/alunos/alunas através do correio eletrônico, blogs, fóruns, msn, orkut, pesquisas em sites (internet), com produções de textos no BrOffice Write etc.
Atividade Lendo e produzindo textos com Br Office Write
Olá colegas!
Concordo com Moran quando diz que “os professores precisam aprender a pensar e a praticar comunicações midiatizadas como requisito para a formação da cidadania”, por que o cotidiano dos nossos alunos está permeado pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, é nosso papel possibilitar a inclusão das TICS nas nossas práticas pedagógicas, aproveitando seu potencial midiático e possibilitando a interação e a socialização dos conhecimentos produzidos alunos/professores/alunos/alunas através do correio eletrônico, blogs, fóruns, msn, orkut, pesquisas em sites (internet), com produções de textos no BrOffice Write etc.
Diante do exposto sabe-se que o professor precisa aprender a fazer uma análise profunda das mudanças existentes dentro das novas práticas pedagógicas onde as tecnologias ocupam um espaço muito abrangente dentro desse novo fazer pedagógico, onde os dias de nossos alunos estão cercados pelas novas tecnologias da comunicação e informação.
Diante dessas mudanças cabe ao professor semear e mediar onde sem dúvida irá acontecer uma interação que irá possibilitar uma socialização satisfatória entre aluno e professor,isso através de; Blogs,MSN,Pesquizas,... Essas trocas de idéias sem dúvida irá propiciar ao aluno e ao professor um novo fazer favorecendo um aprendizado satisfatório.
ATIVIDADE II
Todo conhecimento carece do contato, da interação, com o objeto de estudo, para que este seja de fato efetivado, construído. Acredito que a implantação, o uso da tecnologia, carece mais ainda dessa interação, pela rapidez com que se dá a comunicação entre as pessoas, facilitando-a.
Assim, o profissional da educação, deve atuar como mediador, oportunizando e gerenciando o trabalho com estas ferramentas, além de facilitar a construção de antigos e novos conhecimentos, irá beneficiar a relação entre aprendente e ensinante. Dando ênfase ao endereço eletrônico – e-mail – este, veio proporcionar a tranqüilidade a uma grande necessidade do homem contemporâneo, por ter este precisado voltar a ser nômade.
Esta é a realidade do homem dos tempos atuais, a constante mudança do próprio espaço, assim como de todos os outros aspectos da vida humana, em especial, ao do aspecto educacional; a grande contribuição advinda do computador, da Internet será a cada dia mais acentuada, impulsionando atividades mais ampliadas, aprofundadas e realizadas de forma mais prazerosa e menos enfadonha.
Aldenora Gomes Barbosa
Atividade: Lendo e produzindo texto com o BrOffice Writer
Atualmente não se pode negar as inúmeras vantagens da utilização da informática nos sistemas de ensino e no nosso cotidiano.
A educação, enquanto prática social tem incorporado este desenvolvimento científico e tecnológico, entretanto os profissionais não têm tomado a iniciativa de explorar de forma analítica e crítica os recursos da informática.A tecnologia em educação nào pode, pois,reduzir-se a procedimento apenas técnico, mas submeter-se ao mandato tipicamente educativo emancipatório. Precisa ser oportunidade a mais, tanto mais decisiva, de conquistar aprendizagem reconstrutiva política, capaz de contribuir para a constituição de sujeito crítico e criativo.
Postar um comentário