quarta-feira, 17 de setembro de 2008

I semana a distância - Atividade 1: Do sonho aos ares: elaboração de texto (p.27)

Assista ao vídeo Do sonho aos ares, salvo na área de trabalho dos computadores da sua escola o baixe-o do portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17623)
e, em seguida, elabore um texto (manuscrito) a partir da história contada nele. Abaixo estão alguns ítens a serem considerados quando da elaboração do seu texto:
• Relação da história abordada no vídeo com a evolução tecnológica e com a informática em particular;
• Essa evolução afeta nossa vida? De que forma?
• Como a informática pode modificar a sua vida pessoas e profissional?
• Você já sentiu vontade de acessar a internet? Para qual motivo?Além desses itens, escreva sobre você, sua vida e atividades que desenvolve, buscando resgatar suas experiências com algum tipo de tecnologia e com computadores.Sucesso!
Lenira Souza

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi pessoal, estamos saindo do anonimato e tomando o caminho do progresso, hoje podemos ter certeza que os professôres vão interagir com mais satisfação pois com o advento do rived ganha a escola e sua clientela

Anônimo disse...

1.O sonho de Santos Dumont e de tantos outros inventores, numa época que a tecnologia ainda era muito atrasada, nem por isso eles desistiram de seus sonhos, persistentemente alcançaram seus objetivos, com muito determinação, muito trabalho e força de vontade.
2.É uma lição, para nós educadores esse filme; sonhar é preciso sempre. Sonho aliado a objetivo e a persistência, conseguiremos alcançar metas, que muitos vezes achamos ou pensamos que é inatingíveis.

Anônimo disse...

O filme relata o desejo de um homem que observava os pássaros voando, e esses pássaros inspiraram o mesmo a fazer experimentos na tentativa de voar. Naquela época, não havia Muitos recursos tecnológicos que o ajudassem no seu projeto que era construir um avião. Se no período que Santos Dumont estava trabalhando na construção de seu avião tivesse o aparato tecnológico que temos hoje, com certeza, teria sido mais simples para ele, pois poderia ter feito uso de computadores e tecnologias para facilitar bastante seu trabalho. Por exemplo, com o uso de um computador, ele poderia fazer simulações de vôos. Mesmo sem muitas condições de trabalho e sem suporte tecnológicos, o inventor deu uma grande contribuição para o progresso da humanidade, pois, graças ao seu 14 Bis, hoje existem diversos modelos de aeronaves, os quais são controlados por computadores. O computador tornou-se um aliado muito importante para todos nós: seja qual for a área do conhecimento em que estivermos atuando, o uso de um computador, no mínimo, trará benefícios, e, na maioria das vezes, torna-se imprescindível. No campo da educação, os recursos tecnológicos são de fundamental importância. Por exemplo, a internet na educação nos auxilia em todas as horas, pois através dela podemos obter conhecimento diversos, em todas as áreas, e ter acesso a culturas nacionais e internacionais.

Anônimo disse...

Desde as civilizações mais antigas que a tecnologia está presente na vida do homem, uma vez que este sempre buscou equilibrio entre si e o meio que o cerca. Nesta tentativa de descoberta o homem buscava constantemente meios que vinhessem satisfazer suas necessidades vitais e como também proporcionar-los conforto, bem-estar e prazer. E foi nesta perspectiva que vários cientistas e pesquisadores fomentados pelo espirito da curiosidade contribuiram com os seus conhecimentos para a evolução da tecnologia.
Conforme veicula o vídeo “Do sonho aos ares “, que trata da invenção de Santos Dumont, que impulsionou um grande avanço tecnológico, pois a partir desses conhecimentos foram construidos novas tecnologias que tenderam cada vez mais evoluirem de acordo com as necessidades e interesses das pessoas. A relaçaoente esses conhecimentos e a informática também modificou a vida das pessoas, visto que , está presente no seu cotidiano, nas casas,no trabalho, na escola, nas atividades diárias que são realizadas, especialmente ,na escola.
Sendo assim, hoje vivemos na sociedade do conhecimento e a escola não poderá ficar apática a esse monento, desta forma a tecnologia influencia a prática pedagógica dos professores através das tecnologias da informação e comunicação-TICs. Para isto, como professora sinto necessidade de usar esses novos recursos tecnológicos, tanto ccomo meio de pesquisa (Internet), quanto para suprir as necessidades pessoais.

Anônimo disse...

VOANDO AOS ARES.






O conhecimento científico e tecnológico evolui a cada dia permeando a vida cotidiana do ser humano.

Assistindo o filme “DO SONHO AOS ARES',porém interessante,pude sentir as mudanças ocorridas no decorrer do tempo, onde o inventor do avião Santos Dumont fazia voar seu primeiro invento de pequeno porte. Hoje vemos grandes aeronaves e muito colorido ao seu redor, como também o avanço da tecnologia como indicador para que a experiência continue evoluindo a cada dia.

Anônimo disse...

Comentário
Do Filme Do Sonho Aos Aires
Durante o filme podemos observar a forma pela qual a tecnologia se desenvolveu a décadas desde do início dos primeiros eventos, até a grande realização de Santos Drumont.

Mas logo enseguida ele obteve uma grande decepção quando descobriu
que sua invenção seria usada coma uma arma de morte.
Como no início do filme mostra outros grandes inventores na arte de criar.
Na verdade essa invenção tornou-se uma grande contribuição para toda humanidade.

Anônimo disse...

O filme: Sonho aos Ares o que mais chamou minha atenção foi a perseverança do inventor, pois o seu sonho tornou-se o melhor meio de transporte do mundo.
Fazendo relação com o momento atual da minha aprendizagem digital , percebo que as dificuldades que estou sentindo são muito pequenas. E lembrei de Augusto Cury: Nunca Desista Dos Seus Sonhos!

Anônimo disse...

Síntese do vídeo - “ Do sonho aos ares”

Em meio a todo o avanço tecnológico que se realiza por meio experimentos/experiências que demonstram a sua validade, salientamos que qualquer invento atinge pontos elevados, não sendo diferente a tecnologia, que sempre parte de meios norteadores visando comprovar os feitos ou fatos conforme seja necessário.
Necessita-se, então de um aprimoramento constante para aprendizagens significativas, relacionado assim a educação como meio de atuação e a informática aliada/parceira.
Diante das observações realizadas neste vídeo vemos a criação/invenção de Santos Dumont como fazendo uma referência interessantíssima para a tecnologia seja em quaisquer áreas do conhecimento, porque ficamos mais curiosos e exigentes frente ao mundo tecnológico que cresce a cada dia.
No tocante a comunicação há sempre mais e mais coisas novas, capazes de mostrar em tempo real – internet – no país e no mundo.
Tamanhas inovações tecnológicas na saúde, na educação ou em áreas afins damos graças ao mundo científico promissor em todo o Universo. para tanto, não há como ficarmos excluídos destes, mas procurar inserir-se nas novas tecnologias em que a educação está a utilizar. Haja vista, que se dá a necessidade de está com um pensamento voltado para o aprimoramento e o aperfeiçoamento profissional buscando, na internet por exemplo, conhecimentos e conceitos atuais, próprios da informática aplicada à educação.

Anônimo disse...

A história abordada no vídeo, mostra a iniciativa e persistência do homem em busca de uma mudança que vise melhorar a realidade no qual se encontra, começando a partir de um símples sonho e a cada novo modelo de avião , significava um avanço daquele sonho e a busca de uma realização de um ideal para a transformação da vida da humanidade. Podemos relacionar o vídeo com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular, porque percebemos que a evolução tecnológica é algo constante e inerente a sociedade

A tecnologia afeta a nossa vida de maneira expressiva desde a vida de um símples agricultor até um renomado cientista da área tecnológica. A informação a nível pessoal nos permite manter contato com amigos e parentes de qualquer lugar do mundo, assim como reencontrar-mos velhos conhecidos , como tambám fazermos novos amigos, além disso realizamos pesquisas de preços de mercardos livres, editais de concurso, inscrisções em concursos promocionais, recebemos e enviamos fotos de amigos,facilitando pesquisa em todas as áreas de conhecimento.
A nível profissional a informática nos possibilita a nossa ausência física, em alguns ambientes de trabalho, como também facilita a realização de cursos e encontros a longa distância através da webcan e de uma forma geral o fácil e rápido acesso aos acontecimentos globais.
A tecnologia se encontra em toda parte do mundo, na tentativa de facilitar a vida das pessoas, seja diminuindo distâncias ou permitindo maior conforto aos seus usuários. Como também pode ser usada de maneira negativa, na construção de armas nucleares, clonagens de cartões, desvios de dinheiro, etc...
.
Atualmente, ensino uma turma de 27 alunos na idade de 7 a 8 anos e descobri que o uso de um simples microfone introduzido em uma pequena caixa de som, além de facilitar , está estimulando o aprendizado da leitura, como também diminuindo a timidez de alguns, além disso estou usando uma máquina de fotografia digital onde eles fotografam o que mais apreciam e em seguida realizamos uma leitura das imagens retratadas através do uso de um DVD e de uma televisão. l

Anônimo disse...

Acredito que praticamente nada na história
da humanidade tenha sido conquistado, sem
antes ter sido pelo homem/mulher sonhado; é fato comprovado que antes da realização, nasce o desejo, o querer, o sonho. A evolução, os avanços, as descobertas geralmente não se dão por mero acaso, mas sim como resultado da busca incessante do ser humano visando melhorias para o seu tempo.Assim se deram as grandes realizações; assim se deu o sonho de voar. O desconhecido, o fato de não ter asas, entre outros fatores relevantes, não foi suficiente para deter e prender o homem ao chão/terra, muitas foram as tentativas até chegar ao ápice, e finalmente conquistar os ares; vencer e dominar o espaço - “livre”, “ilimitado”. Seria arbitrário ao meu ver, comparar, buscando o grau de importância as diversas conquistas humanas, devemos sim é atentar para a contribuição que to das trouxeram, promovendo a evolução, o progresso, as grandes transformações. Enfocando agora a evolução tecnológica, em especial a informática, esta veio para consolidar o grande salto da humanidade, encurtando distância, favorecendo a partilha de saberes, entre outros benefícios; afetou e revolucionou o contexto contemporâneo de forma avassaladora e enriquecedora, entre outras melhorias, a comunicação, fator prepoderantemente necessário a todo e qualquer avanço da humanidade. Quem já não se sentiu atraído de alguma forma a navegar? Por esse ou aquele motivo? Eu particulamente, por dois motivos: a busca de informações, de saberes, que enriqueça o meu conhecimento; e o contato com familiares amados que estão distantes. Como pessoa a tecnologia que ascende a todo instante, me atrai, quando facilita contatos ou atividades a serem desenvolvidas; como educadora, a necessidade de fazer uso destas ferramentas em prol do meu crescimento profissional, diante de uma pratica que oportunize prazerosamente ao meu aluno a construção do seu próprio conhecimento .Tenho receio diante de como o computador está sendo utilizado na escola, não acabe com a mesma funcionalidade do quadro-de-giz, apenas mais sofisticado.

Anônimo disse...

Do sonho aos ares

Não foi simplesmente um sonho de um grande sonhador, mas de um gênio que fez o homem voar. E a partir daí a evolução das tecnologias que a cada dia vem sendo usado na nossa vida profissional e particular e com isto somos obrigado a acompanhar, a nos inteirar destas informações para não ficarmos isolados.
Marta Jerusa

Anônimo disse...

Ícaro

A tradição nos conta que a vontade ou desejo de voar, esteve sempre presente na vida do homem. a lenda sobre o voo de Ícaro, nos deixa claro, isto. A história tem registrado as tentativas do homem de voar. Porém, o registro mais importante é do brasileiro Alberto Santos Dumont. Depois de muita insistência, ele consegue seu intento, seu desejo: Voar. Voar com os pássaros... Esse ato heróico de Santos Dumont proporcionou a humanidade, um salto enorme para o seu progresso. Encurtou distâncias,salvou vidas, transportando pessoas, trazendo medicamentos.
A conquista tecnológica alcançada pelo homem nos últimos 20 anos, superou todo avanço conquistado anteriormente. O mercado está cada vez mais veloz, exigindo de nós, mais trabalho, para não sermos superado. O desafio está posto. Acompanhar o progresso é preciso: Com responsabilidade. Com respeito as diferenças.
José Bino

Anônimo disse...

O sonho de Santos Dumont foi conquistado com muita garra, pois naquela época se achava quase impossível,só que ele foi a luta para assim tornar realidade, já que um grande idealizador jamais desiste de seus sonhos .
Bom seria se os educadores tivessem a mesma garra desse grande homem que apesar dos obstáculos da época seguiu em busca de seu grande sonho, pois não se concretiza um objetivo sem antes ter tido um sonho.

Anônimo disse...

Do Sonho aos Ares

O conhecimento científico e tecnológico está presente na sociedade mundial e em particular na vida do homem.Ao assistirmos o vídeo, notificamos a persistência e o desejo de "Santos Dumont", em realizar um dos seus sonhos que foi a produção do primeiro avião de pequeno porte, grande invento para a época.Hoje,vemos que essa invenção gerou aviões de diversos modelos e aerodinâmicas específicas,graças ao ilustre inventor.