a) Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, vá ao link “educação inovadora” e leia o texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, do professor José Manuel Moran. b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.
Boa leitura!
Lenira Souza
terça-feira, 4 de novembro de 2008
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8 comentários:
Atividade III
É um texto bastante interessante, pois nos faz pensar sobre a nossa prática profissional, o quanto estamos atrasados com relação as inovações tecnológicas para ser usada em prol da melhoria da qualidade do ensino. É como ele diz: "Precisamos reaprendar a ensinar".
Hoje com todas estas tecnologias, surge novos desafios para nós professores, ou nos capacitamos para saber usar esta ferramentas tecnológicas ou seremos excluidos, porque a cada dia sentimos que estamos ficando isolado, pois o nosso alunado tem este conhecimento, falta ao professor competência e habilidade para organizar e gerenciar as atividades didáticas.
Ele mostra que não devemos dar tudo pronto, organizado, mas desorganizado, estimular as mudanças, as pesquisas, as experiências. Tudo isto depende de como e quando utilizarmos, que é ai onde está a dificuldade (falta planejamento). Hoje a nossa juventude (alunado) é bastante dialética, não consegue ficar parada, sentada, nós temos que procurar acompanhar, aprender a usar este conhecimento que o alunado já tem para planejar e flexibilizar as aulas para provocar a melhoria do ensino.
Marta Jerusa
PROFESSORES E GESTORES PREVISÍVEIS E OS INOVADORES
Educar para fazer escolhas
Educação social-escolar humanista e inovadora
Em quaisquer campos profissionais há uma necessidade de avançar na carreira e certos pré-requisitos são necessários:
Atualização;
Adaptações;
Variações e procedimentos;
Métodos e técnicas.
Conforme citamos acima necessitamos sair de uma zona de contentamento, comodidade, conformismo e buscar sempre mais e melhor para um trabalho profissional relevante. Para tanto a educação exige de seus profissionais empenho e busca de aprendizagem tecnológica direcionada á informática, quer seja simples textos, digitações a busca de sites sobre conteúdos ou produção de vídeos, slides sendo sempre com um objetivo educativo direcionado.
Precisamos ter como meta alguns propósitos:
Educação com princípio para bons profissionais em áreas diversas;
Progressão profissional em meio à tecnologia;
Aplicação de recursos inovadores, mudanças visíveis no olhar discente;
Reconhecimento da instituição escolar como espaço de apropriação do saber, etc.
Embora havendo tantas necessidades na educação brasileira, temos pequenas provocações circunstanciais que mexem com cada um de nós, virtudes práticas de docentes que buscam, angariam inovações promissoras para o ensino de qualidade. Mesmo que haja algumas atitudes, práticas, meios não tão positivos mas o apoio político, buscado dentro das instituições vem melhorando posições e resultados das nossas escolas públicas.
Citamos então, a urgência em termos profissionais em educação, mais humanistas, inovadores que contribuam, motivem e esperem os resultados criando projetos e desafios aprendendo a implementar algo novo em nossas escolas.
Partindo daí, abordamos a validade dos textos indicados na pesquisa da web que mencionam uma visão real da educação brasileira apontando certos caminhos que devemos trilhar com vista a qualidade de ensino desejado e preciso para os discentes das nossas escolas. Temos a certeza de que em qualquer época da vida estaremos fazendo escolhas e tomando decisões, daí aprender é sempre uma decisão que exige tempo, dedicação e esforço.
Como tudo na sociedade tem um avanço rápido demais a aprendizagem é mais precisa, deve acontecer quase repentinamente, exigindo muitas informações, habilidades e saberes para se fixar ou até mesmo sobressair no mundo competitivo e excludente que vivemos.
Eliana Nunes da Silva – NTE 03 – E. E. Jerônimo Rosado – Ensinos Fundamental e Médio
No texto “Os novos Espaços de Atuação do Educador com as Tecnologias, José Manuel Moran, aborda uma temática bastante pertinente no contexto atual, a inclusão digital na prática pedagógica do professor. Uma vez que vivemos numa época pós-moderna, que culmina com a chamada sociedade do conhecimento, a escola como detentora desse conhecimento necessita de transformar sua prática educativa inserindo na sua proposta didática as novas tecnologias da informação e comunicação-TICs.
Nesta perspectiva, o autor atenta para que a partir das instituições superiores, esta prática seja implementada, especialmente nos cursos de formação de professores, visto que existem múltiplas formas de possibilitar o processo aprender, tanto de forma virtual através de cursos à distância/ internet, como através de espaços inovadores na modalidade presencial. Entretanto, vale ressaltar que apesar das discussões travadas acerca da introdução das TICs no espaço escolar, percebe-se que as instituições educativas permanecem com as mesmas práticas tradicionais de ensino: o professor falando e o aluno ouvindo com verniz de modernidade ( MORAN, 2004, p.246).
Assim sendo, se faz necessário que o professor reflita sua ação pedagógica e como também redimensione seu perfil de educador, uma vez que educar no contexto atual é bastante complexo e exige que o professor domine competências que estão além da sala de aula. Nesta perspectiva, ele deverá inovar seu fazer pedagógico, flexibilizando suas aulas incrementando outros espaços e tempos de aprendizagem. Pois somente assim o professor poderá educar com qualidade.
Para Moran, gerir educação de qualidade implica que o professor desenvolva suas atividades didáticas em pelo menos quatro espaços que são: inovação e a ampliação da sala de aula através da interação virtual, pesquisas na web, acesso à internet, gerenciamentos de projetos. Enfim, sua prática deverá possibilitar aprendizagem de qualidade através de uma boa infra-estrutura escolar e do acesso às diversas multimídias.
Portanto, através de práticas pedagógicas deste tipo o professor será capaz de desenvolver o perfil adequado ao novo contexto educacional, sintonizado com as mudanças educativas e capacitado a promover uma educação significativa que atenda aos interesses reais do aluno.
Atividade III
O texto do Professor José Manuel de Moran, apresenta muitos subsídios para uma proposta pedagógica diferente, ousada, tendo como base as novas tecnologias e especialmente a internet. A tarefa do educador é cada vez mais interativa, complexa e preciso aprender a lidar com o computador, com a internet para interagir de forma satisfatório com o seu educando. É um desafio para o educador, pois ele precisa realmente querer mudar a postura, abraçar as formas diferentes de ensinar, deixando para trás, o professor falando e só os alunos ouvindo.
As tecnologias atualmente, é um aliado para o ambiente escolar, as atividades de sala de aula, podem ser inovadas, com o uso dessa ferramenta imprescindível, para uma aprendizagem satisfatória, criativa e colaboradora.
Nas escolas, dispomos de recursos tecnológicos para assistir vídeos, filmes, apresentações em data-shows, laboratório equipados para pesquisas, bate-papo instrutivo, uma interatividade através de e-mails, blogs, orkut e outros.
A escola e educador precisa repensar as ações educativos, refletir e construir um currículo mais integrado as novas tecnologias.
Analizando o texto de Moran quando ele fala que " cabe aos professores procurar aprender a pensar e a por em prática as comunicações mediatisadas como requisito para a formação da cidadania" Sabemos que as novas TICs estão cercando os nossos alunos onde cabe aos professores semear e mediar atividades dentro das tecnologias para assim desenvolver um novo fazer pedagógico onde irá acontecer uma interação entre aluno e professor onde este deverá aproveitar o potencial trazido pelo seu aluno o que irá possibilitar uma socialização satisfatória que irá favorecer uma motivação para que haja uma boa aprendizagem e com isso uma educação de boa qualidade. 19/11/08.
Partindo do texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, de José Manuel Moran, é possível dizer que, hoje, com a Internet e a evolução tecnológica, podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de formas diferentes. Mas ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem. Na atualidade, ficou mais fácil e interessante para professores e alunos se interagirem durante suas aulas, mas para que essas aulas não se tornem menos interessantes, nós professores precisamos nos qualificar e reaprendermos nossa prática de ensinar, utilizando as novas tecnologias que a escola tem a oferecer, tais como laboratórios de informática e outros recursos audiovisuais. Professores capacitados, qualificados e bem remunerados têm condições de orientar alunos em atividades virtuais como pesquisa, comunicação e produção de textos. No entanto, essas atividades não devem ser aleatórias, o que implica em dizer que elas exigem planejamento e demandam tempo do professor, motivo pelo qual haja a necessidade de flexibilizar o currículo de cada curso, para adequação de tais atividades. Se conseguirmos juntar esses elementos, podemos pensar numa nova educação e numa nova didática.
Marcone Benevides
Turma- 11
ATIVIDADE III
As inovações advindas com as tecnologias a cada dia se fazem mais presentes e exigentes, em todo e qualquer espaço da sociedade. Talvez por ser o espaço onde se dar a formação – escolas e universidades – seja ainda mais acentuada e necessária, levando até mesmo aqueles profissionais que já acreditavam não ter muito mais o que aprender, devido já ter muitos anos de magistério, a se deparar com a necessidade de se capacitar na área da informática, fazendo isso através de curso seja presencial, seja a distância, contando que possam, assim, possibilitar o aprender a aprender – alunos e professores no espaço escola.
Segundo o texto é preciso atentar para os riscos do uso não adequado da – Internet/computador – para fins educacionais, pois o histórico que temos das mídias aplicadas à educação não pode ser considerada satisfatória, estas foram usadas como mera ferramenta para ilustrar as cansativas aulas expositivas, podendo ser o computador mais um neste rol. Se a aprendizagem pode se dar em qualquer lugar, porque então não está acontecendo na escola, se é á ela que compete tal missão?
É visível, notável, que as tecnologias têm estado cada vez mais ao alcance dos estudantes e professores, no entanto é preciso atentar para a complexidade do tempo contemporâneo que exige reaprender a todo instante, seja, para aprender, seja, para ensinar.
Assim os cursos são oferecidos constantemente oportunizando o enriquecimento, a fundamentação tão necessária quanto as mudanças inevitáveis; segundo o autor: “o professor em qualquer curso presencial, precisa hoje aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora”. Isso nos mostra que o trabalho dos professores tem que ter uma dimensão ampla, vai além do espaço restrito da sala de aula; passa a necessitar de um gerenciamento a: uma nova sala de aula; ao espaço do laboratório conectado; a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem; a inserção em ambientes experimentais e profissionais (prática/teoria/prática).
Atividade III
O texto de José Manuel Moran ( Os Novos Espaços de Atuação do Educador ) deveria ser a leitura de cabeceira de todos os governantes ou, principalmente daqueles responsáveis diretamente com a educação desta nação. Claro que o professor/educador tem que usá-lo como instrumento de incentivo para a superação de seus limites tecnológicos e ,também, como uma melhora na qualidade de ensino.
O texto é muito preciso ao apontar as falhas na educação nas áreas tecnológicas, passando pela didática. E aponta soluções para sairmos dessa situaçao de atraso: Professores bem preparados, motivados bem remunerados e com formaçao pedagógica atualizada.
Destacamos, também, quando diz: Precisamos repensar todo o processo de ensinar.
Porém, num país onde a educação não é prioridade nos governos das três esferas , requer de cada um de nós, superarmos mais esse grande e absurdo obstáculo.
Avançar na educação de qualidade, é lutarmos por uma sociedade justa, com uma real distribuição de renda, famílias socialmente ajustadas, seus membros empregados, saudáveis, com segurança, escolas bem equipadas, professores motivados, bem remunerados, conscientes ,amando seu trabalho, seus alunos, transformaremos as "ilhas de excelências",em Oceanos de qualidades e oportunidades para todos.Não é sonho.Já estamos vivendo essa realidade.
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